A PESSOA IDOSA E A LITERACIA EM SAÚDE NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE SÉNIOR
Resumo
Introdução: Nos últimos anos o conceito de literacia em saúde evoluiu, assumindo-se como a aptidão de tomar decisões fundamentadas diariamente, com vista ao uso eficaz dos serviços e cuidados de saúde. Neste contexto, a população idosa é considerada como um grupo vulnerável, com valores elevados de literacia em saúde, desadequada e/ou problemática. Assim, atendendo ao aumento crescente da população mais idosa, a promoção da saúde e a prevenção da doença são fundamentais. As universidades seniores podem, pela sua natureza, contribuir para a promoção da literacia em saúde. Objetivo: Caraterizar o nível de literacia em saúde dos alunos de uma universidade sénior. Metodologia: Estudo descritivo, simples, de natureza transversal, com recurso ao instrumento de colheita de dados European Health Literacy Survey (HLS-EU-PT). Este instrumento foi aplicado a 42 alunos de uma universidade sénior do Alentejo que aceitaram de forma livre, esclarecida e informada participar no estudo. Resultados: Verificou-se que a maioria dos alunos que frequentam a universidade apresentam um nível de Literacia em Saúde problemático ou desadequado (69%). O domínio “promoção da saúde” apresenta o índice médio mais baixo com 29,9. Conclusão: Após a análise dos resultados podemos afirmar que estes são sobreponíveis a outros estudos já publicados. A informação recolhida pretendeu contribuir para a elaboração de um diagnóstico da situação de saúde, desta população, com vista à elaboração de um projeto de intervenção comunitária, suportado pela metodologia do planeamento em saúde. Reforça-se o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública para a promoção da literacia em saúde, em populações mais vulneráveis. Palavras-chave: Literacia em saúde; Educação em Saúde; Pessoa Idosa; Promoção da Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária
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DOI: http://dx.doi.org/10.60468/r.riase.2025.11(1).763.77-86
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