Exibir metadados


SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM INSTITUIÇÕES PARA PESSOAS IDOSAS: O PAPEL DAS RELAÇÕES E DA GESTÃO


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados deste Documento
 
1. Título Título do documento
SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM INSTITUIÇÕES PARA PESSOAS IDOSAS: O PAPEL DAS RELAÇÕES E DA GESTÃO
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Pedro Igor; Universidade Católica de Brasília; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Henrique Salmazo; Universidade Católica de Brasília; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo

Introdução: Diante do aumento da populaçao idosa no Brasil, a oferta de  cuidados de longa duração torna-se uma demanda crescente. As Instituições de Longa Permanência caracterizam-se como a segunda oferta de cuidados mais ofertada, o que solicita esforços para promoção de uma atenção qualificada. Objetivo: Analisar a satisfação dos profissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos com relação à gestão e funcionamento desses serviços. Método: Trata-se de pesquisa transversal, exploratória e quantitativa sobre cuidados de longa duração, condições organizacionais, estruturais e de recursos humanos das instituições. Foram aplicados questionários eletrônicos a 55 profissionais que atuavam em instituições públicas, particulares e filantrópicas brasileiras. A pesquisa foi conduzida no segundo semestre de 2021, período pandêmico da COVID-19. Resultados: O maior impacto no bem-estar relacionado ao trabalho esteve associado às variáveis que demandavam interação, comunicação e atendimento às pessoas idosas institucionalizadas. Observou-se que profissionais de instituições privadas com ou sem fins lucrativos apresentaram maior satisfação em relação a acessibilidade e ambiência do espaço físico; e indicaram, com maior prevalência, que a comunicação com a pessoa idosa foi um componente que interferiu no trabalho. Profissionais com formação na área do envelhecimento mostraram-se menos satisfeitos com relação aos domínios de segurança do residente, número de profissionais e manual de procedimentos operacionais padrão. Houve associação entre ser assistente social/orientador social e apresentar menor satisfação com as ações de prevenção a violência contra a pessoa idosa; e ser da coordenação/gestão e avaliação da participação nos processos de decisão interfere no bem-estar no cotidiano de trabalho.Conclusão: A satisfação dos profissionais que atuam nas ILPI esteve associada a variáveis interacionais, ambiência e formação dos profissionais. Palavras-chave: idoso; saúde; Instituição de Longa Permanência para Idosos; gestão; satisfação; trabalho; humanização.

 
5. Editora Editora, localização Universidade de Évora
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2023-11-13
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Revisto por Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF, PDF (English)
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/632
 
10. Identificador Digital Object Identifier http://dx.doi.org/10.60468/r.riase.2023.9%284%29.632.49-70
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V., No. (ano) Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento; v. 9, n. 4 (2023): RIASE
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (género, idade, etc.)
 
15. Direitos Direitos de Autor e Permissões

Todos os manuscritos são acompanhados da Declaração de Direitos Autoriais e de Responsabilidade, onde o(s) autor(es) transferem os direitos autorais do seu artigo para a RIASE, assim que ele for aceite para publicação eletrónica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções.

O(s) autor(es) pode(m) ainda imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione(m) que os direitos pertencem à RIASE.