SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM INSTITUIÇÕES PARA PESSOAS IDOSAS: O PAPEL DAS RELAÇÕES E DA GESTÃO

Pedro Igor, Henrique Salmazo

Resumo


Introdução: Diante do aumento da populaçao idosa no Brasil, a oferta de  cuidados de longa duração torna-se uma demanda crescente. As Instituições de Longa Permanência caracterizam-se como a segunda oferta de cuidados mais ofertada, o que solicita esforços para promoção de uma atenção qualificada. Objetivo: Analisar a satisfação dos profissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos com relação à gestão e funcionamento desses serviços. Método: Trata-se de pesquisa transversal, exploratória e quantitativa sobre cuidados de longa duração, condições organizacionais, estruturais e de recursos humanos das instituições. Foram aplicados questionários eletrônicos a 55 profissionais que atuavam em instituições públicas, particulares e filantrópicas brasileiras. A pesquisa foi conduzida no segundo semestre de 2021, período pandêmico da COVID-19. Resultados: O maior impacto no bem-estar relacionado ao trabalho esteve associado às variáveis que demandavam interação, comunicação e atendimento às pessoas idosas institucionalizadas. Observou-se que profissionais de instituições privadas com ou sem fins lucrativos apresentaram maior satisfação em relação a acessibilidade e ambiência do espaço físico; e indicaram, com maior prevalência, que a comunicação com a pessoa idosa foi um componente que interferiu no trabalho. Profissionais com formação na área do envelhecimento mostraram-se menos satisfeitos com relação aos domínios de segurança do residente, número de profissionais e manual de procedimentos operacionais padrão. Houve associação entre ser assistente social/orientador social e apresentar menor satisfação com as ações de prevenção a violência contra a pessoa idosa; e ser da coordenação/gestão e avaliação da participação nos processos de decisão interfere no bem-estar no cotidiano de trabalho.Conclusão: A satisfação dos profissionais que atuam nas ILPI esteve associada a variáveis interacionais, ambiência e formação dos profissionais. Palavras-chave: idoso; saúde; Instituição de Longa Permanência para Idosos; gestão; satisfação; trabalho; humanização.


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DOI: http://dx.doi.org/10.60468/r.riase.2023.9(4).632.49-70

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