SUPERVISÃO CLÍNICA EM ESTUDANTES ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO DOENTE: SCOPING REVIEW

Madalena Rodrigues, David Carpinteiro, Inês Deus, Pedro Bengalinha, Raquel Duro, Celso Silva, Susana Mendonça

Resumo


Introdução: A supervisão clínica no ensino da enfermagem tem como objetivo estruturar a aprendizagem e desenvolver competências profissionais, analíticas e reflexivas. Esse processo é essencial para garantir a segurança do doente, que é uma responsabilidade compartilhada entre profissionais de saúde, gestores, utentes e as suas famílias. Objetivo: Mapear a evidência científica sobre a supervisão clínica em estudantes de enfermagem no contexto da segurança do doente. Métodos: Foi realizada uma Scoping Review com três etapas de pesquisa nas bases de dados CINAHL e MEDLINE, com a seguinte pergunta de pesquisa: “Qual o impacto da supervisão clínica em estudantes de enfermagem na segurança do doente?”. Obteve-se com a pesquisa 56 artigos, que após serem submetidos a critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 8 elegíveis para análise. Os artigos foram publicados entre 2019 e 2024. Resultados: A supervisão clínica é fundamental para o desenvolvimento das competências dos estudantes de enfermagem na segurança do doente, especialmente durante os estágios. A aprendizagem ocorre principalmente por observação dos supervisores, sendo essencial que estes possuam características adequadas. Além disso, uma cultura punitiva sobre erros pode levar à omissão dos mesmos, mas a reflexão sobre os erros deve ser encarada como uma oportunidade de aprendizagem, promovendo a segurança do doente. Conclusão: A supervisão clínica é essencial para garantir a transição segura dos estudantes para a prática profissional, com impacto direto na segurança do doente. O tempo de contato com o supervisor e a reflexão sobre os erros são cruciais para essa aprendizagem. Palavras-Chave: Supervisão Clínica; Segurança do Doente; Revisão; Enfermagem; Preceptoria


Texto Completo:

PDF PDF (English)

Referências


Referências Bibliográficas

Fernandes IMR, Lopes TS. CLINICAL SUPERVISION IN NURSING: IMPORTANCE IN THE DEVELOPMENT OF NURSING STUDENTS. Int J Heal Sci. 2023;3(87):2-10. doi:10.22533/at.ed.15938723171010

Silva A. Estratégias de Supervisão Clínica e Pensamento Crítico No Curso de Licenciatura Em Enfermagem. Universidade do Porto; 2021.

Papathanasiou I, Kleisiaris C, Fradelos E, Kakou K, Kourkouta L. Critical Thinking: The Development of an Essential Skill for Nursing Students. Acta Inform Medica. 2014;22(4):283. doi:10.5455/aim.2014.22.283-286

Anggeria E, Damanik DW. Effective Clinical Supervision in Nursing: Systematic Review. Open Access Maced J Med Sci. 2022;10(F):525-530. doi:10.3889/oamjms.2022.9672

Albeshri SM, Alharbi RA, Alhawsa H zakria, et al. The Role of Nursing in Reducing Medical Errors: Best Practices and Systemic Solutions. J Ecohumanism. 2024;3(7). doi:10.62754/joe.v3i7.4574

World Health Organization. Global Patient Safety Action Plan 2021-2030: Towards Eliminating Avoidable Harm in Health Care. World Health Organization; 2021.

Silva AOV da, Carvalho ALRF de, Vieira RM, Pinto CMCB. Clinical supervision strategies, learning, and critical thinking of nursing students. Rev Bras Enferm. 2023;76(4). doi:10.1590/0034-7167-2022-0691

Hai MB, Truong Son N, Minh Khue DH, Duc Hoa D. A Cross-Sectional Study on Nursing Errors and Prevention Strategies among Nursing Students. Malaysian J Nurs. 2024;16(02):87-96. doi:10.31674/mjn.2024.v16i02.009

Shahzeydi A, Farzi S, Tarrahi MJ, Babaei S. Exploring internship nursing students’ experiences regarding the effect of supervision model implementation on medication safety: A descriptive qualitative study. J Educ Health Promot. 2023;12(1). doi:10.4103/jehp.jehp_1250_22

Rosli R, Zolkefli Y. When Things Go Wrong: A Qualitative Study of Nursing Students’ Views of Clinical Mistakes. Int J CARE Sch. 2023;6(3):63-72. doi:10.31436/ijcs.v6i3.340

Shen W, Zhu L, Lu Y. Factors Influencing Clinical Decision-making of Nursing Interns. Int J Clin Exp Med Res. 2023;7(4):579-585. doi:10.26855/ijcemr.2023.10.010

Dehghani M, Ghanavati S, SOLTANi B, Aghakhani N, Haghpanah S. Impact of clinical supervision on field training of nursing students at Urmia University of Medical Sciences. J Adv Med Educ Prof. 2016;4(2):88-92.

Lyberg A, Amsrud KE, Severinsson E. Evaluation Nursing Students’ Views of Improved Competence Development after Clinical Supervision: An Educative Approach to the WHO Patient Safety Model. Open J Nurs. 2015;05(08):725-734. doi:10.4236/ojn.2015.58075

Amsrud KE, Lyberg A, Severinsson E. The influence of clinical supervision and its potential for enhancing patient safety - Undergraduate nursing students’ views. J Nurs Educ Pract. 2015;5(6). doi:10.5430/jnep.v5n6p87

Donough G, der Heever M van. Undergraduate nursing students’ experience of clinical supervision. Curationis. 2018;41(1). doi:10.4102/curationis.v41i1.1833

Habimana A, Tuyizere M, Uwajeneza P. Clinical supervision of nursing students: challenges and alternatives. Rwanda J. 2016;3(1):42. doi:10.4314/rj.v3i1.7F

Tomlinson J. Using clinical supervision to improve the quality and safety of patient care: a response to Berwick and Francis. BMC Med Educ. 2015;15(1):103. doi:10.1186/s12909-015-0324-3

Richardson A. Quality and patient safety: the bedrock for future critical care nursing. Nurs Crit Care. 2015;20(4):170-171. doi:10.1111/nicc.12189

Farokhzadian J, Eskici GT, Molavi-Taleghani Y, Tavan A, Farahmandnia H. Nursing students’ patient safety competencies in the classroom and clinical settings: a cross-sectional study. BMC Nurs. 2024;23(1):47. doi:10.1186/s12912-024-01708-3

Ordem dos Enfermeiros. Regulamento n.o 350/2015. Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Reabilitação. Published online 2015.

Joanna Briggs Institute (JBI). JBI Manual for Evidence Synthesis. Published 2024. Accessed April 19, 2025. https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL/355827762/Contributors

Peters MD, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Scoping reviews. In: JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2024. doi:10.46658/JBIMES-24-09

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. Published online March 29, 2021:n71. doi:10.1136/bmj.n71

Santana A. Clinical Supervision of Nursing Students and Patient Safety – Reflection on an incident. Pensar Enferm - Rev Científica | J Nurs. 2022;26(1):1-4. doi:10.56732/pensarenf.v26i1.193

Simamora RH. Learning of patient identification in patient safety programs through clinical preceptor models. Medico-Legal Updat. 2020;20(3):419-422.

Tavares APM, Barlem JGT, Pereira Rocha L, Oliveira ACC de, Avelino FVSD, Paloski G do R. Incidentes de segurança do paciente e o fenômeno da segunda vítima entre estudantes de enfermagem. Rev da Esc Enferm da USP. 2022;56. doi:10.1590/1980-220x-reeusp-2022-0005pt

Li F, Zeng Y, Fu Y, et al. Stressors and coping styles of nursing students in the middle period of clinical practicum: a qualitative study. BMC Nurs. 2024;23(1):394. doi:10.1186/s12912-024-02063-z

Santos APS. Nursing students’ errors in clinical learning. Qualitative outcomes in Mixed Methods Research. Rev Bras Enferm. 2019;72(1):170-176. doi:10.1590/0034-7167-2018-0592

Esteves LSF, Cunha ICKO, Bohomol E, Santos MR. Clinical supervision and preceptorship/tutorship: contributions to the Supervised Curricular Internship in Nursing Education. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1730-1735. doi:10.1590/0034-7167-2018-0785

Godinho MLS da C, Clapis MJ, Dias A, Bitencourt F. PROCESSO FORMATIVO DE ENFERMEIROS: VISÃO DE EGRESSOS SOBRE PRÁTICA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. REME-Revista Min Enferm. 2021;25(1). doi:10.5935/1415.2762.20210005

Burgess A, van Diggele C, Roberts C, Mellis C. Key tips for teaching in the clinical setting. BMC Med Educ. 2020;20(S2):463. doi:10.1186/s12909-020-02283-2

Betriana F, Nilmanat K. Roles of clinical faculty in promoting the practice of patient safety by nursing students. J Keperawatan Padjadjaran. 2023;11(3):167-168. doi:10.24198/jkp.v11i3.2355

Puspita Sari DW, Arief YS, Ahsan A. The relationship between clinical education and nursing students’ patient safety competencies. Healthc Low-resource Settings. Published online January 22, 2024. doi:10.4081/hls.2024.11969

Reji R K, Sushma K Saini. Critical Thinking and Decision Making: Essential Skills in Nursing. Int J Res Pharm Sci. 2022;13(1):61-67. doi:10.26452/ijrps.v13i1.21

Gheisari F, Farzi S, Tarrahi MJ, Momeni-Ghaleghasemi T. The effect of clinical supervision model on nurses’ self-efficacy and communication skills in the handover process of medical and surgical wards: an experimental study. BMC Nurs. 2024;23(1):672. doi:10.1186/s12912-024-02350-9

Aqeel I, Hussain M, Afzal M, Gilani SA. The Relationship Between Nurse Attitude and Students Self-Efficacy in Nursing Students Perceptive. J Heal Med Nurs. 2019;62:13-22.

Suryani L. PENINGKATAN PENGETAHUAN CLINICAL INSTRUKTUR (CI) TENTANG PATIENT SAFETY DI RSUD KARAWANG. PRIMA PORTAL Ris DAN Inov Pengabdi Masy. 2022;1(2):21-26. doi:10.55047/prima.v1i2.62




DOI: http://dx.doi.org/10.60468/r.riase.2025.11(1).745.88-97

Apontamentos

  • Não há apontamentos.