BULLYING ESCOLAR EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO E DE ENSINO SECUNDÁRIO DO ALENTEJO (PORTUGAL)

Antonio Ricardo Mira, José Lopes Verdasca, Benito Leon del Barco, Elena Filipe Castaño, Teresa Gómez Carroza

Resumo


Com este trabalho pretendemos dar continuidade a um estudo epidemiológico sobre o bullying escolar em escolas do ensino básico e do ensino secundário no Alentejo e comparar os resultados com os encontrados pela pesquisa realizada em Escolas Secundárias na Extremadura, Espanha. Recorreu-se à metodologia de inquérito, com aplicação do Questionário do Defensor del Pueblo - UNICEF. O número de participantes foi determinado a partir do número de alunos matriculados em 2009-2010, considerando um erro de amostragem de 3% e um nível de confiança de 95%. Finalmente, o número de participantes foi de 750 alunos de sete escolas públicas e duas privadas dos distritos de Beja, Évora e Portalegre. Todas as formas de abuso ocorrem em todas as escolas estudadas. No entanto, há uma relação inversa entre a gravidade do abuso e a frequência do mesmo. Os rapazes são mais frequentemente envolvidos no fenómeno bullying, tanto como perpetradores como vítimas, com exceção para a calúnia que emerge mais associada às raparigas. Relativamente ao nível de ensino, os estudantes do ensino secundário declaram-se mais agressores em condutas de exclusão social e em comportamentos de ameaça e chantagem. Como vítimas, os estudantes de ensino básico declaram-se mais agredidos. Notam-se também diferenças entre os alunos do Alentejo e da Extremadura, declarando-se estes mais agressores do que vítimas nas distintas situações de bullying escolar, à exceção dos comportamentos de agressão física indireta. A abordagem socio-afetiva contribui para a aquisição de competências sociais e a aprendizagem cooperativa em equipas heterogéneas para o desenvolvimento de atitudes positivas nas relações intergrupais constituem propostas metodológicas a introduzir no contexto escolar face às atuais mudanças sociais e educacionais, melhorando a vida escolar e prevenindo a violência.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.