Exibir metadados


OS EFEITOS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NAS PUÉRPERAS


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados deste Documento
 
1. Título Título do documento
OS EFEITOS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NAS PUÉRPERAS
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ana Santos; Portugal
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Andrea Rodrigues
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Daniel Doce
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Francisco Solda
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Gabriel Guerreiro
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Margarida Goes; Departamento de Enfermagem, Universidade de Évora, Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Évora, Portugal.
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ana João; Departamento de Enfermagem, Universidade de Évora, Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Évora, Portugal
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Anabela Coelho; Departamento de Enfermagem, Universidade de Évora, Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Évora, Portugal.
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ana Dias; Departamento de Enfermagem, Universidade de Évora, Évora, Portugal.
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Leonel Lusquinhos; Departamento de Enfermagem, Universidade de Évora, Évora, Portugal.; Portugal
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo

Introdução: A depressão pós-parto (DPP) é uma das patologias que mais efeitos tem no estado de saúde das puérperas. Conhecer as consequências e os fatores de risco de tal patologia no puerpério é uma condição fulcral para identificar as suas influências tanto na saúde da mãe como na saúde do recém-nascido e para que sejam desempenhadas intervenções, de forma eficaz de modo a combater o problema. Objetivo: Avaliar de que modo a depressão pós-parto influência o estado de saúde da puérpera e do recém-nascido e quais as intervenções de enfermagem que contribuem para prevenir o surgimento desta patologia. Metodologia: Revisão integrativa da literatura que utilizou a mnemónica PICO para compilar a pergunta de investigação. Procedeu-se à pesquisa de artigos na plataforma EBSCOhost, selecionando-se artigos publicados entre janeiro de 2002 e dezembro de 2022 nas bases de dados MEDLINE complete e CINAHL complete. Foram selecionados nove artigos e seguiram-se as recomendações do método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA. Resultados: A maioria dos artigos selecionados sugerem existir evidência científica de que a presença de doença psíquica e emocional anterior e fatores socioeconómicos são os elementos com maior relevância no aparecimento do diagnóstico de DPP em puérperas, tal que não só a puérpera, mas também o resto do agregado familiar são afetados. Conclusão: Com base na evidência científica obtida, é fundamental que os enfermeiros desenvolvam intervenções junto da mãe e dos seus familiares durante e após a gestação, de forma a estabelecer uma relação de proximidade e confiança com todo o agregado. Assim, há uma maior compreensão de todo o contexto e uma maior facilidade em identificar qualquer indicador de DPP, de modo a atuar e a prevenir o diagnóstico. Palavras-chave: Depressão, Pós-parto, Puérperas, Recém-nascido, Saúde da mulher, Fatores de risco.

 
5. Editora Editora, localização Universidade de Évora
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2023-05-03
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Revisto por Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF, PDF (English)
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/607
 
10. Identificador Digital Object Identifier http://dx.doi.org/10.60468/r.riase.2023.9%281%29.607.157-179
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V., No. (ano) Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento; v. 9, n. 1 (2023): RIASE
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (género, idade, etc.)
 
15. Direitos Direitos de Autor e Permissões

Todos os manuscritos são acompanhados da Declaração de Direitos Autoriais e de Responsabilidade, onde o(s) autor(es) transferem os direitos autorais do seu artigo para a RIASE, assim que ele for aceite para publicação eletrónica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções.

O(s) autor(es) pode(m) ainda imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione(m) que os direitos pertencem à RIASE.