Relação entre ciência, comunidade e administração: Uma revisão da literatura. Análise a práticas de divulgação científica, formas de comunicação entre atores e correlação com diferentes níveis de literacia científica

Maria Ferro Serrano

Resumo


Resumo (PT)
A pandemia de COVID-19 contribuiu para demonstrar a importância da ciência no combate a desafios sociais, económicos e humanitários, contudo, evidenciou igualmente um clima de controvérsia e de mensagens contraditórias tanto por parte da comunidade científica como da administração pública. Em tempos de crise procuram-se respostas fiáveis e aplicáveis, o que implica um investimento regular dos países na produção de conhecimento científico por forma a estarem mais bem preparados para situações de urgência. Parece não se verificar a existência de uma relação consistente entre administração e ciência, o que impossibilita a utilização consistente de evidências científicas no processo de tomada de decisão política. É assim importante, com base numa revisão da literatura incisiva em estudos realizados maioritariamente em Portugal, mas também em contexto internacional desde o ano 2000, apresentar e identificar os principais obstáculos ao estabelecimento de processos de comunicação entre atores bem como a forma como este abismo foi socialmente construído. Por outro lado, analisa-se o estado atual da relação entre ciência, comunidade e administração, sendo considerada, para tal, a heterogeneidade que deve caracterizar estes atores.
Palavras-Chave: Administração Pública; Literacia Científica; Comunicação; Confiança; Participação pública.

Abstract (En)
The COVID-19 pandemic contributed to demonstrate the importance of science in combating social, economic and humanitarian challenges, however, it has also showed a climate of controversy and contradictory messages from both the scientific community and the administration. In times of crisis, reliable and applicable responses are sought, which implies regular investment by countries in the production of scientific knowledge to be better prepared for urgent situations. A consistent relationship between administration and science does not seem to exist, which makes it impossible to use scientific evidence in the political decision-making process. It is therefore important, based on an incisive literature review in studies carried out mainly in Portugal, but also in an international context since 2000, to present and identify the main obstacles to the establishment of communication processes between actors as well as the way this chasm was socially constructed. On the other hand, the current state of the relationship between science, community and administration is analysed, being considered, for this, the heterogeneity that must characterize these actors.
Key-words: Public Administration; Science Literacy; Communication; Reliability; Public Participation.


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