CREW RESOURCE MANAGEMENT: COMPETÊNCIAS NÃO TÉCNICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO EXTRA-HOSPITALAR

Marta Oliveira Dias, Céu Mendes Marques, Margarida Palma Góis

Resumo


No extra-hospitalar, a formação de profissionais foca-se, essencialmente, em competências técnicas, atribuindo pouca importância às competências não técnicas, que contribuem para a excelência do desempenho das equipas. O Crew Resource Management (CRM) é utilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências não técnicas na aviação. Objetivo: Evidenciar a necessidade de formação específica contínua para o desenvolvimento de competências não técnicas em profissionais de extra-hospitalar. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com recurso às bases de dados da Virtual Health Library e Pubmed, após formulada uma questão de investigação com base na metodologia PICO, obtendo-se um total de cinco estudos primários. Resultados: Aplicada a metodologia, obteve-se um conjunto final de 5 estudos, os quais não sustentam a existência de evidências científicas acerca da utilização de cursos para o desenvolvimento de competências não técnicas. Também não foram encontradas evidências da adaptação ou alteração do CRM aeronáutico para a indústria da saúde. Conclusão: Em Portugal, observa-se a utilização do CRM em ambiente intra-hospitalar, nomeadamente no bloco operatório, porém nunca em ambiente extra-hospitalar, área esta carente de evidências da utilização de formação em desenvolvimento de competências não técnicas. Adicionalmente, identificaram-se algumas necessidades básicas para utilização do CRM na indústria da saúde em Portugal, nomeadamente: (i) adaptação do CRM à indústria da saúde; (ii) revisão dos programas de formação inicial e recorrente para inclusão do CRM; (iii) definição de critérios para implementação do CRM na indústria da saúde, com especial atenção ao extra-hospitalar. Palavras-chave: Cuidados de Emergência; Gestão de Recursos de Crise; Gestão de Recursos de Tripulação; Habilidades Não Técnicas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2022.8(3).575.428-453

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