ALEITAMENTO MATERNO: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O ABANDONO PRECOCE

Josefina Maria Letras Lopes, Maria Antónia Fernandes Caeiro Chora

Resumo


O leite materno é um alimento natural, completo, dinâmico com inúmeros benefícios nutricionais, imunológicos e afetivos.

Objetivo: Identificar quais os fatores que contribuem para o abandono precoce do aleitamento materno.

Métodos: Revisão da literatura com pesquisa realizada nas plataformas B-on e EBSCO, utilizando os descritores em Ciências da Saúde na língua inglesa: Breastfeeding, mother e weaning, e a pesquisa efetuada com recurso à interseção entre eles através do operador boleano “and”. Com base nos limitadores, critérios de inclusão e exclusão definidos, foram selecionados 7 artigos.

Resultados: os artigos analisados demonstram que existem vários fatores que influenciam o desmame precoce, podendo ser agrupado em categorias: fatores maternos, destacando a sensação de hipogalactia e problemas como dor, fissuras ou mastite; fatores relacionados com o recém-nascido/lactente como a dificuldade de adaptação à mama e introdução de leite artificial e fatores sociais como regresso ao trabalho.

Conclusões: os vários estudos representam diferentes contextos socioculturais, mas alguns fatores identificados como a sensação de hipogalactia, dor, fissuras, mastite e a dificuldade na técnica, são comuns entre eles. As intervenções de enfermagem podem ser decisivas para a manutenção do aleitamento materno.

Descritores: Aleitamento materno; mãe; desmame.

Texto Completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2019.5(2).1797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.