EXAME FÍSICO NO DOMÍNIO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Fagner Laviola Valente, Elaine Pacheco Barbosa, Rafaela Nunes Garcia, Juliet Caldas da Silva Amaro, Lidiane Passos Cunha, Ariane da Silva Pires, Paulo Sérgio da Silva

Resumo


Objectivo: Identificar as considerações científicas sobre o exame físico no domínio da enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) orientada pelas etapas: formulação da questão norteadora da revisão, busca na literatura, categorização, avaliação dos estudos incluídos, interpretação dos resultados e a síntese do conhecimento evidenciado nos artigos analisados. Resultados: Foram analisados dez artigos que atenderam a todos os critérios de inclusão estabelecidos. A síntese do conhecimento foi organizada em duas categorias, intituladas: “Diagnóstico da produção científica referente ao exame físico no cuidado de enfermagem” e “Diagnóstico da produção científica referente ao exame físico no ensino de enfermagem”. Conclusões:No cuidado, o exame físico realizado por enfermeiros foi considerado - em sua dimensão técnica - e como integrante da etapa inicial do processo de enfermagem. Além disso, foi retratado na perspectiva da complexidade integrando saberes das ciências sociais sobre o corpo. No ensino, observou-se a utilização de estratégias pedagógicas que possibilitem ao estudante de enfermagem apreensão dos conteúdos que versam sobre exame físico. Dentre elas destacam-se: jogos educativos, ambientes virtuais de aprendizagem com auxílio de recursos midiáticos. Descritores: Enfermagem; exame físico; cuidados de enfermagem; processo de enfermagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3(3).1074

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