n. 16 (2016)

Supervisão em contexto escolar e Avaliação das aprendizagens

Este número coloca no centro da discussão a supervisão em contexto escolar e a avaliação das aprendizagens, temáticas que têm marcado a agenda educativa e orientado as políticas públicas dos últimos anos, em muitos países, com grandes impactos na vida das escolas e nas práticas docentes.

Encarada como uma oportunidade de formação colaborativa, contextualizada, e promotora do desenvolvimento pessoal, profissional e social dos professores, a supervisão pode proporcionar a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Pretende-se promover o debate e a reflexão sobre estas temáticas, dando voz a todos os que queiram divulgar trabalhos de investigação ou partilhar experiências desenvolvidas nas escolas.

Centro de Investigação em Educação e Psicologia

 

Sumário

Educação

O perfil do inspetor e o efeito da inspeção da educação no desempenho docente. Um estudo em escolas do II ciclo do ensino secundário no município da Chibia (Angola) PDF
Isabel Fialho, Paulo Nóbrega 1-18
Biografias educativas: caminhos de investigação-formação
Inês Bragança 19-34
Formação de Professores na Amazónia: a avaliação da qualidade do PROHACAP pelos formados do Curso de Pedagogia 2004 PDF
Andreia Quintanilha, Marília Morosini 35-54
Aspetos da comunicação não-verbal usados pelo psicomotricista para o sucesso da sua intervenção terapêutica – um estudo de caso PDF
Mira António, Jorge Fernandes 55-72
O Projeto Curricular de Turma no Enquadramento Escolar: Comparação das Perceções dos Professores e dos Diretores de Turma de uma Escola Secundária PDF
José Manuel P. Bica, Ileana P. Monteiro, Fernando C. Sousa 73-91


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ISSN: 1646-2831