Alfabetização Matemática: Desafios da Pluralidade

Valéria Risuenho Marques, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

Resumo


Este artigo trata do tema alfabetização matemática sob uma perspectiva múltipla e plural. A proposição é de uma reconfiguração da concepção de alfabetização, com destaque para a alfabetização matemática, a partir da perspectiva da racionalidade aberta. Argumenta-se, portanto, por uma compreensão concernente a alfabetizações. Alfabetizações que vão constituindo-se em espaços para além dos muros da escola, configurando uma aprendizagem pela cultura. Para a construção deste artigo, foram destacados dois episódios selecionados da recolha de informações, do qual participaram 13 crianças matriculadas nos 2˚ e 3˚ anos do Ensino Fundamental, turma multisseriada, de uma escola pública, localizada na região de ilhas de Belém do Pará - Brasil. Os episódios retratam as representações de crianças, por meio de relato oral, quando elas se envolvem em atividades de coleta de açaí (Euterpe oleracea), fruto típico da região amazônica e, quando realizam registros pictográficos que marcam indícios das aprendizagens de dentro e de fora da escola. Os episódios analisados indicam a necessidade de ampliação da concepção de alfabetização, com vistas a abranger, além dos conteúdos contidos no currículo formal, os aprendizados que se configuram para além dos muros da escola, primando pelo diálogo e pela complementaridade entre conhecimentos distintos.


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