(In)cumplicidades de solidão e de solidariedade no ensino superior: a reconstrução da identidade profissional

Elisabete Ferreira, Susana Pinto, Cândida Mota

Resumo


Pretende-se fazer uma incursão pelos itinerários identitários de uma docente do ensino su- perior politécnico. Colocamos em evidência a sua identidade profissional (re)construída em ambientes de solidão e de solidariedade profissional. Através de narrativas (Clandinin & Con- nelly, 2011), damos conta de recortes de experiências que ajudam os sujeitos a reafirmarem as suas identidades, permitindo ao outro ler-se nas similitudes e nas diferenças. Cruzam-se, as- sim, as solidões de uma professora neófita – que neste estudo foi designada por Beatriz – com as solidariedades de uma professora com larga experiência docente – Mariana1 – e também com as solidariedades dos estudantes preocupados com uma ética do cuidado.

Trata-se, concomitantemente, de um estudo qualitativo, de natureza descritiva e interpreta- tiva (Van de Maren, 1996), porque se d(ar)á voz às experiências, interpretando-as de forma analítica; estando alicerçadas / suportadas em relatos, extratos de registos escritos, que são fundamentados e interpretados à luz de condicionantes / pressupostos teóricos de referência. Este artigo pretende, portanto, alertar para os (des)encantos da lecionação no ensino superior, no sentido da solidão d(n)o percurso profissional d(n)os / entre pares da mesma instituição e da superação desta solitude da professora no seio da mesma comunidade, através de solidarie- dades e de partilhas relacionais várias. Nesta lógica, o pretexto de reflexão que aqui se intenta, alicerça-se no processo de educação enquanto projeto de humanização das relações humanas (Ferreira, 2012).

Neste seguimento, o presente texto afigura-se como um debate de cumplicidades com aqueles que aceitaram narrar-se; e assume-se, pela controvérsia que gera, como um impulsionador do saber teórico e como um contributo ao desenvolvimento da cientificidade no campo educativo (Correia & Matos, 2001). 


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.