Avaliação de professores em Portugal: da legitimação do avaliador no processo de avaliação por pares

Ana Cristina Salgueiro, Jorge Adelino Costa

Resumo


 A introdução de um novo modelo de avaliação do desempenho docente em Portugal, a partir de 2007, ocorreu em simultâneo com alterações na carreira docente, designadamente com a criação das categorias de professor e professor titular. Os professores titulares surgem com uma categoria hierarquicamente superior, sendo-lhes atribuídas funções de coordenação, su- pervisão e avaliação de desempenho docente. É neste contexto de implementação de práticas avaliativas mais exigentes e com reflexos significativos na carreira e na profissão dos professo- res que se insere o estudo aqui apresentado. O seu propósito consistiu em pesquisar, do ponto de vista da análise organizacional e seguindo uma metodologia de estudo de caso, o modo como ocorreu, na perspetiva dos docentes implicados, este processo de avaliação (ciclo 2007-2009), centrando-se na compreensão do papel desempenhado pelos professores titulares, e da sua legitimação, num modelo de avaliação por pares e num quadro legal de verticalização da carreira docente. 


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