Impacto da COVID-19 nos padrões de consumo de substâncias psicoativas e na vivência dos contextos recreativos

Inês Armelim, Andreia Nisa, Lara Pires, Rita Rodrigues

Resumo


Resumo

A pandemia de COVID-19 introduziu mudanças profundas na forma como as pessoas se relacionam, devido a fenómenos como o confinamento. Podemos, então, questionar que efeitos teve nos padrões de consumo de substâncias psicoativas (SPA’s) e nos hábitos de convívio social por parte dos jovens e jovens adultos frequentadores de contextos recreativos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo possibilitar uma melhor compreensão destes novos padrões, bem como a antecipação da preservação, ou não, destes num futuro pós pandémico. Para a realização deste estudo foram realizados inquéritos a maiores de 18 anos frequentadores de contextos recreativos e/ou utilizadores de SPA’s, onde se inquiriu sobre de que forma as fortes limitações sociais se repercutiram nos padrões pessoais. O tratamento de dados consistiu na análise das frequências de resposta a cada questão, bem como uma análise estatística, recorrendo à ferramenta SPSS, em que se cruzou as respostas com possíveis parâmetros que as pudessem influenciar (como o género, idade, .. de cada ator). Assim, foi possível notar um desinteresse pela maior parte das SPA’s, em especial pelas party drugs, fortemente associadas a contextos festivos. Num futuro pós pandémico, antevê-se uma preferência no convívio em espaços exteriores e uma maior preocupação com a segurança e higiene, bem como uma preservação das alterações efetuadas nos padrões de consumo e higiene associadas às práticas de consumo. Através da análise estatística foi possível concluir que viver com a família é um fator previsor da manifestação de alterações nas práticas de consumo e na previsão de preservação das alterações no convívio social. A utilização de SPA’s ilícitas é uma variável igualmente previsora destes campos, assim como de alterações efetuadas na frequência e quantidade de consumo. Observou-se ainda que inquiridas/os com idade entre 24 e 29 anos têm menor probabilidade de manifestar alterações nos padrões de consumo.

Palavras-Chave: Covid-19; contextos recreativos; padrões de consumo; substâncias psicoativas.

 

Abstract

COVID-19 pandemic introduced profound changes in the way people interact, due to phenomena such as confinement. We can, therefore, question the effects on consumption of psychoactive substances (SPA's) patterns and social interaction habits of young adults who attend recreational contexts. In this sense, this study aims to enable a better understanding of these new patterns, as well as anticipating the preservation, or not, of these in a post pandemic future. In order to accomplish this study, surveys were conducted among people over 18 years old, who attend at recreational contexts and/or are users of SPAs, in which it was asked how the social limitations affected their patterns. Data treatment consisted in an analysis of responses frequencies of each question, as well as a statistical analysis, using SPSS program, in which the responses are crossed with parameters that could possibly influenced them (such as gender, age, … of each person). Thus, it was possible to notice a lack of interest in most SPAs, especially in party drugs, strongly associated with festive contexts. In the post-pandemic future, it is anticipated a preference on outdoor spaces and a greater concern with safety and hygiene, as well as preserving the changes on consumption patterns and hygiene associated with consumption practices. Through statistical analysis, it was possible to conclude that living with the family is predictor of the manifestation of changes in consumption practices and the prediction of changes’ preservation on social habits. The use of illicit SPA's is an equally anticipatory variable in these domains, as well as the changes made in the frequency and quantity of consumption. It is also observed that respondents aged between 24 and 29 years are less likely to show changes in consumption patterns.

Key-words: Covid-19; recreational contexts, consumption patterns; psychoactive substances.


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