O olhar foucaultiano sobre o envelhecimento e a gerontologia: notas para uma reflexão

Tatiana Filipa Silva Mestre

Resumo


A teoria social de Foucault tem vindo a ser aplicada em várias áreas das ciências sociais, como o Direito, a Psicologia, a História, a Filosofia, a Sociologia entre outras. Contudo apesar do uso desta teoria ainda ser reduzido, nos últimos anos surgiu uma nova corrente teórica intitulada “gerontologia foucaultiana”. A gerontologia emergiu como uma disciplina e práxis que fornece um espaço para a construção e a disseminação do conhecimento sobre os idosos e as instituições. Com o decorrer do tempo reconheceu-se que o envelhecimento não é um processo estático e nesse entendimento, não é possível ser estudado somente por uma disciplina.

Salienta-se, a temática da prestação de cuidados a pessoas idosas que tem vindo a desenvolver-se num entendimento gerontológico, bem como nas perturbações que este gera, emaranhado ao papel percebido do profissional do trabalho social como um alicerce contra a dependência. O que torna fascinante o trabalho metodológico de Foucault é como ele problematiza: os sistemas de conhecimento; os processos sociais como dimensões microfísicas da competição mais ampla entre a modernidade; e a construção de sujeitos através de duas direções em especial arqueológico e genealógico.

Este artigo organiza-se em duas partes: os traços nucleares da teoria social de Foucault, e o enfoque para uma reflexão e debate sobre “o repensar a gerontologia foucaultiana”. O objetivo é debater e refletir sobre a utilidade da abordagem foucaultiana para a pesquisa gerontológica e sociológica dos idosos institucionalizados, colocando como ponto de partida a inquietação sociológica: Como é que os conceitos da teoria social de Foucault podem ser aplicados na investigação na gerontologia e na abordagem sociológica dos idosos institucionalizados? Para terminar, esclareceu-se a utilidade da abordagem foucaultiana para a pesquisa de gerontológica e sociológica, usufruindo da arqueologia e da genealogia, destacando a importância e o impacto criativo que estas têm para si.

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrónico: 2184-2647 | ISSN impresso: 2183-9220  (suspensa a edição impressa)

Revista Indexada no Diretório e Catálogo  do Latindex com o Folio n.º  26777

 Apoios:
CICS.NOVA

com apoio da FCT/MCTES através do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D

Referência UIDB/04647/2020

Com a colaboração técnica dos Serviços de Informática da Universidade de Évora